Ideias de promoções para estética: como atrair clientes e lucrar mais

Ideias de promoções para estética: como atrair clientes e lucrar mais

Ideias de promoções para estética: como atrair clientes e lucrar mais

Mulher sorridente em parque de diversões, segurando balão com smile

De acordo com a plataforma global de pesquisas Nielsen, as promoções são responsáveis por aumentar as vendas no varejo em 12%, o que é uma margem considerável. É claro que esse número não faz distinções entre produtos e serviços, mas é um ótimo ponto de partida ao falarmos de ideias de promoções para estética que visem atrair clientes, não acha?

O termo “promoções” é amplo e pode envolver tanto a baixa de preços em um determinado período quanto pacotes, onde clientes compram mais de um serviço por um preço reduzido. No caso de consultórios dermatológicos, o segundo exemplo apresenta uma excelente oportunidade.

Suponhamos que você esteja oferecendo um tratamento para flacidez abdominal a partir de ultrassom microfocado. Ao invés de vender somente as sessões para o abdômen, é possível oferecer ao cliente um pacote que inclua também o procedimento para a flacidez nas coxas.

Esse tipo de estratégia não somente aumenta as vendas individuais de tratamentos estéticos, como também ajuda clientes a terem contato com certos procedimentos que podem ainda não conhecer. Para as clínicas de estética, há muito o que ser explorado com as promoções.

5 ideias de promoções para a estética e dermatologia

Antes de adentrarmos nas dicas em específico, é interessante mencionar que a maioria dos pacotes pode se valer de uma estratégia bastante simples: a oferta de procedimentos adicionais com um valor agregado, mas que, na prática, não possuem um custo alto à clínica. 

Utilizando essa lógica, nós separamos uma lista com 5 ideias de promoções para a área da estética e dermatologia, considerando o aumento nas vendas, a elevação de valores de procedimentos e, é claro, a entrega de serviços de qualidade. As especificidades aqui dependem de cada espaço.

1 – Pacotes com múltiplos procedimentos

Em tempos recentes, a busca por procedimentos estéticos não invasivos vem crescendo, não somente no Brasil, mas no mundo. Segundo dados publicados pelo portal do Sebrae, esse mercado passou de 49,9 bilhões de dólares em 2022 para 57,27 bilhões de dólares em 2023.

Um tipo de procedimento não invasivo muito comum e que pode ser incluso em promoções para atrair clientes e lucrar mais é a radiofrequência. O tratamento tem como objetivo melhorar a qualidade de pele do rosto, reduzir o tamanho dos poros, a oleosidade, além de eliminar rugas finas e cicatrizes. Também é usado para renovar a produção do colágeno natural da pele.

O Futera é um exemplo de procedimento de radiofrequência, o qual entrega resultados similares àqueles de procedimentos invasivos com o mesmo objetivo, mas sem desconfortos e dores associados, assim como a dispensa de períodos para recuperação. 

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2 – Promoções em datas especiais

Não é segredo nenhum que consumidores gastam mais em datas festivas, tanto aquelas de caráter nacional quanto as pessoais, como casamentos e formaturas. Não é à toa que 60% das empresas apontam as festas de final de ano como essenciais às metas de faturamento.

Os consultórios de dermatologia atuam em um espaço privilegiado aqui, já que festas incentivam os consumidores a investirem na aparência e na autoestima, que é exatamente o mercado com o qual se trabalha. Diante disto, vale a pena focar em promoções nessas datas especiais.

3 – Tratamentos estéticos corporais

É comum que pacientes que buscam tratamentos estéticos corporais não tenham apenas uma queixa, mas múltiplas, o que pode ser uma oportunidade para alavancar as vendas de procedimentos. Na própria introdução nós citamos um exemplo de estratégia dessa natureza.

Apesar disso, é importante considerar a interação entre os tipos de procedimentos e a lógica por trás deles. Pacotes que envolvam tanto tratamentos não invasivos quanto os invasivos, por exemplo, devem ser ponderados, levando em conta o aspecto distinto desses dois tipos.

4 – Programa de indicações

Os programas de indicações nada mais são do que recompensas para clientes que levam outros até a clínica de estética. Eles podem vir na forma de brindes mais simples, como uma necessaire; ou serviços mais elaborados, como uma sessão gratuita para a limpeza de pele.

Uma pesquisa publicada no portal O Globo mostrou que 92% dos consumidores preferem indicações diretas, de pessoas que conhecem ou influencers, ao invés de propagandas. Isso significa que um programa de indicação tem um alcance muito mais amplo do que os “ads”.

5 – Mimos e brindes

Comumente chamados de “mimos”, os brindes são uma excelente maneira de atrair clientes às clínicas de estéticas. Um ultrassom microfocado facial, por exemplo, pode vir associado ao protetor solar, a fim de que o paciente cuide da pele e mantenha os excelentes resultados.

Mimos ou brindes são bastante recomendados para as empresas para atrair clientes, pois representam uma atitude de consideração ao mesmo tempo em que possuem custos baixos. A conveniência é um fator a ser considerado na hora de escolher o tipo exato de presentinho.

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Embora a quantidade de vendas seja essencial ao sucesso de uma clínica, a qualidade jamais deve ser deixada de lado. Os preços podem atrair o cliente em um primeiro momento e gerar lucro a curto prazo, mas é o bom atendimento que fideliza e garante o sucesso a longo prazo.

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