Checklist para montar protocolos de estética

Checklist para montar protocolos de estética

Checklist para montar protocolos de estética

Dermatologista segurando prontuário com o estetoscópio nos ombros

A organização do cotidiano de trabalho é essencial para o sucesso de qualquer empresa, o que naturalmente inclui as clínicas de estética. Embora isso seja um conhecimento “óbvio”, na prática uma parcela significativa dos empreendimentos na área não o segue com afinco.

Uma excelente maneira de manter os trabalhos organizados no dia a dia caótico de uma clínica é a partir do que chamamos de “protocolos de estética”, os quais consideram inúmeros aspectos no atendimento de clientes. Eles são imprescindíveis e merecem a nossa atenção.

Se a sua empresa está passando (ou visa passar) por uma reestruturação, conhecer sobre os protocolos estéticos e as fichas de anamnese é mais do que essencial. Pensando nisso, o texto abaixo vai explicar do que esse processo trata e como pode montá-lo adequadamente.

Qual a importância do protocolo de estética?

Uma clínica de dermatologia lida com todo tipo de procedimento, saindo do ultrassom microfocado para flacidez corporal, passando pelo controle de melasmas e chegando ao tratamento de gordura localizada. Naturalmente, todas as situações pedem informações distintas sobre o paciente.

Em primeiro lugar, o protocolo de estética é importante para a segurança dos pacientes, já que, mesmo em procedimentos não invasivos, tecnologias ou ativos usados podem oferecer riscos a um indivíduo, especialmente se usados incorretamente. A avaliação da indicação (ou não) de um tratamento depende dessas informações.

As expectativas de cada paciente também se encaixam aqui, já um resultado obtido em um indivíduo X pode ser distinto do resultado em um indivíduo Y, de acordo com cada corpo. Por essa e outras razões, o protocolo de estética antes de tratamentos não deve ser subestimado.

Você também pode gostar:

4 elementos para saber como montar protocolos de estética

Como ficou implícito até aqui, um protocolo de estética busca atender às necessidades de um paciente a partir dos procedimentos. Nós separamos 4 dentre os principais elementos que precisam ser considerados pelos profissionais de uma clínica ao elaborá-lo.

1 – Estabeleça uma comunicação sem ruídos

Não é incomum que, ao conversar com pacientes para desenvolver uma ficha de anamnese, eles deixem de fora alguma informação importante. Não por razões nefastas, mas apenas por não saberem que tal elemento faz diferença na hora de realizar uma avaliação estética.

Os protocolos de estética servem a esse propósito: resolver a queixa de forma adequada. Para que isso ocorra, deve-se estabelecer a comunicação transparente e sem ruídos, onde pacientes sabem o que esperar e profissionais têm em mãos tudo o que precisam.

2 – Realize uma anamnese adequada

A anamnese nada mais é do que uma conversa com o paciente, e é a etapa principal da checklist de um protocolo estético. É nessa etapa que os profissionais obterão informações como: principal queixa, uso de medicamentos e cosméticos e tratamentos prévios realizados.

Também deve-se preencher dados do histórico de saúde do paciente, incluindo condições de saúde crônicas, alergias a medicamentos e até mesmo a possibilidade de uma gravidez. Embora nem todos os procedimentos tenham contraindicações, o cuidado nunca é demais.

3 – Priorize a avaliação técnica de cada procedimento

No item anterior nós mencionamos dados de saúde e hábitos obtidos durante uma anamnese, mas existem outros igualmente importantes, os quais servem para uma avaliação estética. O peso e a avaliação da pele são dois deles, assim como os registros fotográficos do “antes”.

Considerando tudo isso, os profissionais podem conduzir o paciente à melhor alternativa disponível, priorizando os tratamentos não invasivos. Uma queixa de flacidez abdominal, por exemplo, pode ter como solução sessões de ultrassom microfocado com a tecnologia Liftera.

4 – Desenvolva protocolos personalizados

Embora até aqui nós tenhamos trabalhado o protocolo estético no singular, a verdade é que não se trata de algo único, mas múltiplo: cada clínica possui o seu, considerando os dados primordiais, mas também as características distintas e específicas dos tratamentos ofertados.

Uma clínica que realiza tratamentos invasivos e cirúrgicos, por exemplo, incluirá elementos adicionais, como exames. Mesmo a ficha de anamnese “padrão” elaborada deverá considerar as individualidades de cada paciente, a fim de oferecer o melhor tipo de tratamento disponível.

Veja relatos médicos de quem já usou a caneta do Liftera!

Principais informações de uma ficha de anamnese para protocolo estético

Ao falar sobre como montar protocolos de estética, podemos elencar as principais informações que fazem parte de uma “checklist” de ficha de anamnese. 

Médico usando máscara avalia exames de imagem enquanto preenche anamnese clínica

Dentre aquelas obtidas por conversas ou por exames, os dados que precisamos ter antes de tudo incluem:

  • O que levou o paciente à clínica;
  • Quais são as expectativas quanto aos resultados;
  • Uso (ou não) de medicamentos e cosméticos;
  • Hábitos cotidianos, como exercícios e alimentação;
  • Alergias conhecidas;
  • Procedimentos prévios pelos quais passou;
  • Condições de saúde crônicas ou temporárias;
  • O que mais o profissional da estética julgar importante.

Seja para uma sessão de ultrassom microfocado para flacidez, remoção de melasma ou outro tipo de procedimento estético, o protocolo de atendimento permanece importante. É a partir dele que os profissionais da área são capazes de despender o melhor atendimento possível.

Aproveite para conhecer os benefícios do ultrassom microfocado Liftera!

E o melhor de tudo é que esse tipo de organização e reestruturação não é um trabalho com duração indeterminada. Assim que o protocolo estético da sua clínica for estabelecido, tudo o que resta fazer é utilizá-lo, procurando aplicar preceitos explorados no decorrer desse texto.
E você, está em dia com os protocolos de estética de sua clínica? Além disso, quer saber como beneficiar ainda mais seus pacientes com o Liftera? Entre em contato conosco!

Conteúdo relacionado

Conheça os tratamentos estéticos mais procurados nos últimos dois anos

O verão costuma ser a estação onde os tratamentos estéticos fazem mais sucesso, mas a verdade é que qualquer período…

Usos da radiofrequência na estética

Os tratamentos de beleza visam aprimorar a autoestima e englobam procedimentos invasivos e não invasivos. Dentre eles está a radiofrequência…

[contact-form-7 id="518" title="Assistência Técnica - PT"]
[contact-form-7 id="430" title="Formulário de contato 1"]