Pacientes: como melhorar a experiência nos atendimentos?

Pacientes: como melhorar a experiência nos atendimentos?

Pacientes: como melhorar a experiência nos atendimentos?

A experiência dos pacientes em clínicas e consultórios é um fator determinante para construção de boa reputação e fidelização em relação ao seu atendimento. Quando uma pessoa se sente acolhida e bem recebida, com certeza ela terá um sentimento positivo sobre sua ida, mas como potencializar isso de forma simples?

Já falamos por aqui sobre a importância do atendimento diferenciado e de como a construção de uma comunicação positiva te proporciona criar laços e ser uma referência na sua área. A partir destes pontos, você vai perceber que é muito mais fácil criar experiências únicas e diferenciadas com o que é possível dentro de sua rotina de atendimento e de sua equipe.

Por onde começar?

Existem muitos processos ou etapas para agendamento de consultas ou no preenchimento de fichas com documentos? 

Muitos pacientes reclamam de precisar preencher formulários de documentos em pranchetas, assinar diversos papéis e responder perguntas que não são pontuais. Se for o seu caso, repense esse primeiro momento de contato: o que você pode fazer para facilitar o compartilhamento de informações? Todas as perguntas de seu cadastro são realmente necessárias neste primeiro momento?

Em tempos de pandemia, quanto mais ágil e confortável for o momento em que seu paciente estiver na clínica, melhor. Então, procure reservar um espaço sem causar aglomeração e desconforto. Muitos ainda não se sentem seguros ao sair de casa e quando o fazem, esperam contar com esse acolhimento e segurança.

Gentileza gera gentileza..

Se você tiver espaço e estrutura, ofereça pequenas gentilezas: água natural, chás e sucos, biscoitinhos leves. Porque não preparar um kit de prevenção para seus pacientes com máscara e álcool gel personalizados? A melhor forma de garantir segurança para você, sua equipe e de quebra estreitar laços com seus pacientes.

Monte um espaço de leitura ou ofereça algumas opções de revistas com mensagens motivacionais, de auto cuidado ou que tenham sinergia com sua área de atuação. Divulgue seus equipamentos, diferenciais e tratamentos.

Pós consulta

Você se preocupa em manter contato com seus pacientes pós consulta?

Ligar ocasionalmente para saber se estão bem, sugerir artigos ou vídeos sobre tratamentos (aproveita esse texto aqui sobre o Instagram e use a ferramenta a seu favor, publicando conteúdos interessantes para seus pacientes).

Lembre que cuidado em excesso é prejudicial. Se implementar esse diferencial de atendimento, mantenha sua base de pacientes atualizada e crie uma régua de comunicação com cronogramas e temas. Sempre peça permissão para esses contatos e desative de sua base os pacientes que não se sentirem confortáveis com essa abordagem.

Seus pacientes merecem sua atenção e, quanto mais você investe em detalhes e diferenciais, maior será sua interação com eles.

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Photo by karelys Ruiz on Unsplash

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