Que o Brasil é referência quando o assunto são procedimentos de beleza não há qualquer dúvida. Segundo dados publicados pela plataforma Statista, nós ficamos atrás dos Estados Unidos em números de tratamentos estéticos, nas na frente de países como Japão e Turquia.
E os números do mercado da beleza vão muito mais além! Embora uma parcela considerável desses procedimentos seja de cunho cirúrgico, soluções não invasivas vêm ganhando cada vez mais espaço no país, tanto pela segurança oferecida aos pacientes, quanto pelo aprimoramento das tecnologias em cuidados com a autoimagem.
A pandemia de Covid-19, responsável por uma série de problemas com indústrias, também teve impacto aqui, mas não da maneira esperada. A busca por tratamentos não diminuiu, mas notou-se uma mudança de foco, de tratamentos cirúrgicos para aqueles não invasivos.
Mercado da beleza: Brasil no topo do mundo
Só durante o ano de 2022, em um mundo que ainda enfrentava uma pandemia devastadora, o Brasil foi responsável pela realização de mais de 3 milhões de procedimentos estéticos, entre aqueles de caráter cirúrgico e os não invasivos, o que são números impressionantes.
De acordo com projeção do Statista, espera-se que o Brasil movimente mais de 26 bilhões de dólares no mercado da beleza durante o ano de 2024, um crescimento de 5% quando comparado com o ano anterior, uma tendência que vem sendo observada já há alguns anos.
Embora nenhum desses dados seja surpreendente para quem acompanha o mercado da beleza de perto, eles ajudam a entender questões como o alcance dos públicos nos espaços online, o papel dos profissionais que trabalham com os procedimentos estéticos e muito mais.
A busca por procedimentos cirúrgicos
Até aqui nós falamos bastante dos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos como parte de um mesmo mercado, mas vale a pena diferenciá-los quanto aos números. A procura pelos tratamentos não invasivos é notória, mas também observamos um crescimento nas cirurgias.
Uma pesquisa da plataforma Gitnux apontou dados interessantes, como o fato de que somos o país com o maior número de profissionais dessa categoria per capita do mundo, assim como o terceiro mais antigo a possuir uma associação de cirurgia plástica, fundada em 1949.
Dentre os procedimentos estéticos cirúrgicos de destaque no Brasil, 3 saem na frente: as lipoaspirações, os implantes de silicone e as abdominoplastias. Durante o ano de 2021, essas cirurgias representaram, respectivamente, 16, 14 e 10% do total de plásticas em nosso país.
Os procedimentos não invasivos como uma alternativa mais segura
A pandemia de Covid-19 alterou consideravelmente a forma como nós brasileiros interagimos com tratamentos médicos, incluindo aqueles do campo estético. Soluções não invasivas se tornaram muito mais frequentes, levando em conta a preocupação reduzida e riscos à saúde.
Naturalmente, isso também se deve ao ponto em que as tecnologias estão: se antes bons resultados só eram observados com cirurgias, atualmente é possível alcançar a aparência dos sonhos sem que seja preciso se submeter à faca, o que atrai um público bem mais amplo.
O ultrassom microfocado, por exemplo, é um tratamento que auxilia no rejuvenescimento facial, algo similar ao lifting, mas sem os riscos associados. A tecnologia Liftera está nessa vanguarda, entregando uma experiência confortável, com bons resultados e total segurança.
O papel dos profissionais
Tratamentos estéticos podem ser aplicados por diferentes tipos de profissionais, de acordo com a sua natureza. Enquanto os invasivos pedem um médico, seja dermatologista, cirurgião plástico ou biomédico, os procedimentos não invasivos se beneficiam de múltiplas expertises.
A maioria dos brasileiros não sabe, mas a estética não é uma área da Medicina segundo os órgãos oficiais no Brasil. A cirurgia plástica, por outro lado, sim, pois são necessários até 11 anos de estudos para obter um título de especialista, o que ajuda a explicar a diferença entre as áreas.
Para a aplicação de um ultrassom microfocado, um dos tratamentos não invasivos mais comuns, pede-se um médico dermatologista, o qual trabalha não apenas com tratamentos dessa natureza, como também com outros cuidados direcionados à saúde da pele dos pacientes.
O alcance ao público do mercado da beleza nos dias atuais
Quem se interessa pelo mercado da beleza ou trabalha na área com certeza já observou um fenômeno muito prevalente: a divulgação de procedimentos por parte de influenciadores digitais, os quais assumem posição de clientes, após passarem por tratamentos numa clínica.
Números postados pela Opinion Box mostram que 86% das internautas brasileiras seguem algum influencer nas redes sociais, e 75% afirmam já terem realizado uma compra de produto ou contratação de serviço baseado na opinião de influenciadores digitais em quem confiam.
Ou seja: uma excelente forma de promover uma clínica de estética e seus tratamentos é por meio de influenciadores digitais. Isso, é claro, considerando o público-alvo que os seguem e se o que é oferecido está de acordo com o que essas pessoas procuram no campo estético.
Estar na vanguarda dos tratamentos estéticos é essencial para vender mais
Levando tudo isso em consideração, fica fácil perceber que o mercado da beleza segue em constante crescimento, e que a busca por tratamentos de beleza é perene, se mantendo estável até em momentos de crise econômica. E como você recebe essas informações? É algo que te traz a segurança de que está fazendo bons negócios, ou sua clínica precisa se atualizar para acompanhar o mercado?
Conte com o Liftera: ofereça sempre tratamentos de ponta aos seus clientes e mantenha a alta lucratividade!