Diferentes usos de tecnologias a laser na estética

Diferentes usos de tecnologias a laser na estética

Diferentes usos de tecnologias a laser na estética

Mulher deitada na maca com touca esperando ser atendida pela dermatologista, que está sentada ao lado da maca segurando sua cabeça.

Assim como todas as outras áreas do cuidado com a saúde e a autoestima, os procedimentos estéticos se modificaram com o passar das décadas, aprendizado de novas técnicas e, mais importante de tudo, com novas tecnologias. Muito do que é feito hoje não era possível antes.

O laser é uma parte importante dessa discussão, e uma que tem uma história relativamente recente. As primeiras utilizações de tecnologias a laser na estética datam dos anos 1980, com técnicas agora consideradas defasadas, mas que deram um pontapé ao que temos hoje.

Com uma prática tão presente em procedimentos estéticos modernos, é certo que a maioria daqueles que buscam clínicas para tratamentos dessa natureza não conhecem tudo o que é possível com as tecnologias a laser. Hoje nós vamos falar sobre algumas dessas utilizações.

Tecnologias a laser usadas na estética

Separamos as mais conhecidas para escolher uma que possa atender melhor seus pacientes:

Tratamento de melasmas

“Melasma” é o nome dado a uma série de condições cutâneas, as quais se apresentam pela aparição de manchas escuras em diversas partes do corpo, mais frequentemente no rosto. Por se tratar de um termo “guarda-chuva” as causas de um melasma podem ser múltiplas.

As tecnologias a laser podem ser usadas para o tratamento de melasma em várias situações. As propriedades do procedimento são simples: existe quebra das partículas pigmentadas da pele sem prejuízo para o tecido cutâneo como um todo, o que diminui ou elimina as manchas.

A utilização de tecnologias a laser na eliminação ou redução de melasmas geralmente é parte de um tratamento mais abrangente, o qual pode incluir cremes clareadores, medicamentos orais, peelings e outros. A quantidade de sessões de laser depende do estado das manchas. 

Detalhe de aplicação de laser no rosto para redução de melasma

Tratamento de varizes

De maneira simplificada, varizes são veias dilatadas e/ou tortuosas na extensão das pernas, problema causado pela perda da elasticidade em sua parede. Embora exista preocupação médica em certos momentos, a maioria esmagadora dos casos tem impacto apenas estético.

As tecnologias a laser podem ser usadas no tratamento de varizes de pequeno calibre, aquelas mais finas e de caráter superficial, sendo uma excelente solução de procedimento não invasivo, com resultados satisfatórios e que devolvem a aparência ideal aos pacientes.

Os dois principais tipos de tratamento a laser para varizes são o laser transdérmico, que destrói a veia varicosa sem causar qualquer lesão à pele; e o laser endovenoso, onde a veia é atacada diretamente através de uma punção. Nesse segundo caso, há um caráter invasivo.

Tratamento de estrias

O nosso corpo se modifica o tempo inteiro, graças aos processos biológicos que ocorrem de maneira natural. Apesar disso, algumas dessas mudanças causam alterações estéticas que desagradam aqueles que as observam, como é o caso das estrias, condição muito comum.

As estrias são faixas avermelhadas causadas pelo rompimento do colágeno na superfície da pele, geralmente pela flutuação de peso em um curto período de tempo. Embora não se trate de um problema de saúde que exija tratamento, existem soluções estéticas que utilizam laser.

As tecnologias a laser no tratamento de estrias surgem para diminuir a aparência das faixas avermelhadas, tornando-as praticamente imperceptíveis. O tipo de técnica recomendado na situação é o CO2 fracionado, o qual retira uma camada superficial da pele e renova o tecido.

Tecnologia AdvaTx

AdvaTx é o nome de uma tecnologia que utiliza dois comprimentos de ondas distintos ao mesmo tempo: uma usada para as lesões vasculares e outra voltada aos tratamentos clínicos e estéticos. Juntas, elas melhoram positivamente a aparência da pele e devolvem a autoestima.

Embora a parte estética seja a principal para o nosso texto, também há grande valor no seu poder anti-inflamatório. Tudo isso faz com que a tecnologia seja usada para tratamentos que envolvem lesões vasculares, pigmentação, cicatrizes e até mesmo problemas com a acne.

Assim como outros tipos de tratamentos que usam tecnologia a laser na estética, tratam-se de aplicações indolores, confortáveis, sem a necessidade de anestesia e em sessões rápidas. Por se tratar de uma técnica moderna, suas aplicações se encaixam nos exemplos anteriores.

Conteúdo relacionado

Mês da Conscientização de Acne e o ADVATx

Em junho é difundido o Mês de Conscientização da Acne, que tem como missão trazer a pauta dessa condição à…

6 dicas para atrair clientes para clínica de estética

A busca por tratamentos estéticos é uma constante no mercado da beleza, mesmo em tempo de instabilidade econômica. Para os…

[contact-form-7 id="518" title="Assistência Técnica - PT"]
[contact-form-7 id="430" title="Formulário de contato 1"]