Hey Dr(a): vamos repensar o seu perfil do Instagram?

O Liftera deseja zelar pelas boas relações e o desenvolvimento entre médicos (as) especialistas e pacientes. É com esse intuito que damos continuidade com a nossa série de dicas voltadas para melhorar a sua comunicação e a difusão do seu conhecimento nas redes sociais.

Este post dá continuidade ao nosso anterior: Instagram para sua clínica: Primeiros passos. Então, se você já passou por ele, pode continuar aqui, porque vamos construir uma série de informações relevantes voltadas para clínicas, consultórios e médicos (as) especializados. 


Já segui os primeiros passos, e agora? 

Geralmente, boa parte das pessoas iniciam sua jornada nas redes sociais com enorme expectativa, com o objetivo de: divulgar serviços, ganhar seguidores, atrair e manter clientes, difundir informações relevantes e entreter. Mas, se as motivações forem frustradas, esse pode ser um sinal para ter um profissional especializado nesta área, afinal uma equipe muito enxuta e com muitas funções, pode não conseguir dar conta desse trabalho. 

Planejar, traçar estratégias e manter uma rede ativa para um negócio, além de tempo, necessita de expertise e familiaridade com as tendências atuais. Para que você tenha uma ideia, aqui nos canais da Liftera (Instagram, Facebook e Youtube) estão envolvidos cerca de 8 a 10 profissionais de nossa agência digital, a Adventures Lab. Então, se você ainda não tem a possibilidade de realizar um investimento desse porte, as recomendações a seguir serão voltadas para ajudar qualquer médico (a) especializado a sustentar os seus canais mantendo-o ativo e com constância de atualização.


Para manter a rede ativa

É muito ruim para a imagem de qualquer negócio existir um post muito antigo, com mais de 3 meses, por exemplo. O mundo caminha numa velocidade enorme, esse tempo todo é suficiente para se deduzir que praticamente não há “ninguém” alí, e isso por ser um problema para médicos (as) especializados e prestadores de serviço de forma geral. 


Regra Geral – 1 post por semana


Uma regra geral é: pelo menos 1 post por semana. Assim você está  enviando um sinal claro às redes – “estamos aqui sim, pode nos contactar!”


“Estou realmente sem tempo e tenho uma equipe reduzida” –  Abuse dos stories e reels


Os médicos (as) especialistas devem mostrar-se como uma personalidade nas redes. Acima de tudo, o seu rosto é o seu próprio brand. Mesmo sem tempo, o Instagram permite que você realize stories simples, que vão te render apenas alguns minutinhos. Seja um compartilhamento de alguma informação de sua clínica, seja algo externo, ou mesmo, entretenimento que crie em torno do perfil de alguma “personalidade”. 

Um outro ponto relevante, o Instagram está se aproximando mais do TikTok, fazendo uma série de modificações que sinalizam uma forma diferente para os algoritmos difundirem nossos posts. Ou seja, posts estáticos, caso da fotos, serão cada menos vistos, já posts em vídeos serão mais amplamente visualizados. 

Isso quer dizer que você pode abusar dos recursos de Reels, com vídeos curtos de até 30 segundos. Como tudo nas redes, basta utilizar a primeira vez que as ferramentas são intuitivas e os “botões” de fácil manuseio. A vantagem do uso dos reels é que ele pode ficar em seu feed ou não, basta escolher essa opção. É algo realmente prático. 

Por exemplo, um simples vídeo de você chegando em sua clínica e passando um café, com alguma canção e/ou uma frase simples, já comunica que sua rede está ativa e pode lhe proporcionar interações. Fácil, não é?  


Sobre os textos

Evite ao máximo os textões no Instagram. Use uma linguagem simples, coloquial, típica das redes sociais. Se possível, decida uma hashtag só sua e torne-a rotineira. Aproveite a oportunidade para dar personalidade ao seu perfil. 


Um conceito importante – Já ouviu falar de infoentretenimento? 

Cada vez mais estamos abarrotados de informações e nossa atenção é a todo momento disputada em nossos dispositivos móveis, especialmente. Um perfil exclusivamente vendedor ou comercial demais para um médico (as) especializado tende a ter um engajamento baixo – quer dizer -, pouca visibilidade e alta dispersão. 

É de práxis para marcas maiores uma série de decisões estratégicas, como um desenho bem definido dos diversos públicos que deseja atingir e diferentes editorias para cumprir esse objetivo. É claro que uma estrutura de menor porte teria desafios maiores para isso. Então, a sugestão é que você possa criar três esquemas básicos de postagem, estes são: 

Informações úteis – ativando notificações de páginas amigas

É comum que uma pessoa só não consiga gerar uma quantidade de informações que chamamos de proprietária. Então, traga de outros canais informações úteis e pertinentes ao seu negócio. Que tal ativar as notificações de alguns perfis que você costuma seguir. Nós, por exemplo, realizamos um trabalho com esse tipo de conteúdo, assim cada vez que postarmos você será notificado e aí você já pode interagir conosco como preferir. Escolha alguns perfis que oferecem essa curadoria de conteúdos interessantes. Assim, você tem sempre algo para dizer aos seus seguidores.


Crie interação – ofereça entretenimento

Qual foi a última informação nas redes que você lembra de ter visto? Dificilmente, foi alguma propaganda ou algo excessivamente vendedor. Com certeza foi algo que divertiu você, lhe arrancou algum riso ou te emocionou. Você já deve ter ouvido a expressão “é pra isso que eu pago a internet!”. Por que não utilizar isso a seu favor? 

Os recursos de uma rede social são primordialmente para entreter, mesmo que você seja um médico (as) especializado, “pessoas são pessoas” e essas ações humanizam nossas relações. Passe a utilizar enquetes, caixa de perguntas, playlists, memes, conteúdos divertidos, faça selfies e divirta-se um pouco com seus pacientes de acordo com a personalidade que você quer imprimir. 


Seus produtos e serviços

Dito isso, você pode oscilar suas vendas ou propagandas de forma geral em meio a essas interações orgânicas. Informar e entreter é um conceito com princípios simples com muitas nomenclaturas na área de marketing digital. Basta ter como regra de ouro as razões de estar realizando isso: a humanização e o fortalecimento de suas redes a partir de um relacionamento.


Ferramentas úteis

Você já conhece o novo recurso chamado Estúdio de Criação do Facebook? Com quase 10 anos de existência do Instagram, somente agora foi aperfeiçoado alguns recursos. É possível gerir e postar suas redes, de forma muito intuitiva para qualquer médico (a) especializado. Faça isso de um computador, o que é mais prático do que o celular. Você pode agendar seus posts com prévio planejamento.

Passe a utilizar também aplicativos ou sites que possam auxiliar você na diagramação de suas postagens, como o Canvas. Mas, lembre-se, é apenas uma ajuda, não substitui o trabalho de um designer ou profissional de comunicação. 

Se você já conhece tudo isso: ótimo! Você já deve ser um heave user das redes sociais. Indicamos também o site YouPix, onde você irá encontrar informações mais detalhadas sobre os temas de social media e poderá estudar um pouco mais. 


Conclusão

Gostou mesmo desse conteúdo? Se sim, isso significa que estamos no caminho certo para construir laços, cumprindo o que acabamos de recomendar: a construção e a manutenção sólida de um relacionamento entre marcas.  No caso, entre a Liftera e você médico (a).  

Por fim, o passo seguinte é avançar no seu brand com profissionais gabaritados que irão ter muitas soluções para gerar visibilidade de acordo com objetivos traçados. Afinal, o sucesso de qualquer médico (a) parceiro é o nosso sucesso também.

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