Todos os tratamentos estéticos, dos mais simples aos mais complexos, pedem a utilização de ferramentas que auxiliam nas tarefas. Existe grande variabilidade quanto à complexidade desses recursos, o que exige conhecimentos aprofundados por parte de profissionais da área. O aparelho de ultrassom na estética, por exemplo, serve a uma série de propósitos. Hoje falaremos da tecnologia Lifera, vamos entender melhor!
Em primeiro lugar, ele pode auxiliar a estética corporal, a partir de tratamentos de gordura localizada e modelação corporal. Por outro lado, há também utilização frequente em procedimentos estéticos faciais.
Nesse artigo nós vamos explicar como os aparelhos de ultrassom são utilizados em clínicas estéticas, quais são as diferenças entre um ultrassom no corpo e no rosto, como o ultrassom de rosto é colocado em prática e, por fim, abordar o ultrassom microfocado usando o Liftera.
Como os aparelhos de ultrassom são utilizados em clínicas médicas?
Como mencionamos já na introdução, os aparelhos de ultrassom na estética podem ser usados tanto no corpo quanto no rosto. Naturalmente, os aparelhos são distintos e suas aplicações não são as mesmas, mas o princípio permanece. Os dois principais efeitos são: térmico e mecânico.
No caso do efeito térmico, falamos sobre o aumento da vascularização e a melhora da oxigenação da pele. As aplicações com esse propósito podem ser contínuas ou pulsadas. Já o efeito mecânico visa a ocorrência da lipólise, fenômeno de quebra de moléculas de gordura.
Essas explicações sobre os efeitos do procedimento nos ajudam a entender que os aparelhos de ultrassom em espaços de estética cumprem propósitos muito diferentes daqueles observados em hospitais e clínicas de outras especialidades que cuidam da saúde humana.
Quais são as diferenças do ultrassom na estética para o corpo e o rosto?
As principais diferenças de aparelhos de ultrassom para o corpo e o rosto residem na sua frequência. Os valores disponíveis no mercado atualmente são 1 MHz (apenas para o corpo), 3 MHz (corpo e rosto), 5 MHz (apenas o rosto) e o ultrassom microfocado, que é outro tema.
Também existe variação no tempo das aplicações, tamanho da área e tipo de aparelho. Isso significa que um aparelho indicado para ultrassom na estética facial não será o melhor para corporal (e vice-versa). O mesmo vale para os principais resultados proporcionados por eles.
Alguns exemplos de procedimentos faciais estéticos que utilizam aparelhos de ultrassom incluem tratamentos de rugas e flacidez, também chamados de “rejuvenescimento facial”. Para tais, o mais comum é a utilização de um ultrassom microfocado, mencionado logo acima.
O que é o ultrassom microfocado?
Lembra quando explicamos sobre os principais efeitos do ultrassom na estética serem térmicos ou mecânicos?
Pois bem, o ultrassom microfocado atua sob o primeiro, utilizando ondas de calor para estimular a produção de colágeno, a proteína responsável por uma pele menos flácida.
Assim como outros tipos de ultrassom, aquele da categoria microfocada se encaixa entre os procedimentos estéticos não invasivos, o que significa que ele não requer tempo de recuperação após a aplicação. Pode existir vermelhidão e inchaço, mas isso logo desaparece.
Também não há contraindicações e os cuidados após uma sessão de ultrassom microfocado são mínimos. Isso, aliado aos resultados impressionantes proporcionados por esse tipo de procedimento, o torna um dos mais utilizados e recomendados dentro de clínicas de estética.
Como usar o ultrassom no rosto?
A utilização do ultrassom microfocado precisa ser feita de acordo com alguns cuidados, dentre os quais está a escolha de um bom aparelho. É interessante conferir as principais marcas do mercado, incluindo uma que vamos falar mais profundamente no próximo tópico.
Também precisa existir a preocupação com o número de sessões indicadas aos pacientes, recomendações adequadas para cuidados posteriores e explicações claras sobre resultados esperados. Os efeitos começam a ser vistos após 1 mês e alcançam o pico entre 2 e 4 meses.
A duração de procedimentos de ultrassom microfocado na estética é de cerca de 40 minutos para aplicações em toda a face, variando dependendo das áreas escolhidas. A anestesia tópica é condicional, sendo comumente dispensada, mas podendo ser usada em casos específicos.
Ultrassom microfocado do Liftera
O Liftera é uma tecnologia de ultrassom microfocado utilizada para lifting facial e outros tipos de procedimentos.
Ele se destaca perante outras alternativas de ultrassom na estética do mercado pelo seu foco na experiência: ao mesmo tempo em que resultados são notáveis, o paciente tem total conforto.
Além disso, clínicas e profissionais que o utilizam recebem todo o apoio da equipe Liftera, a fim de que consigam oferecer o melhor tipo de serviço e experiência aos seus clientes. Mais do que uma escolha segura, existe a preocupação em entregar procedimentos mais práticos.
O Liftera 2 é uma nova tecnologia de ultrassom microfocado, trazendo inovações inteligentes que potencializam os tratamentos da clínica e oferecem ao paciente uma melhor experiência com amplos resultados.
O ultrassom na estética é uma ferramenta indispensável para uma parcela dos procedimentos do corpo e do rosto, o que significa que conhecer as melhores alternativas do mercado é vital para o sucesso de uma clínica e dos profissionais que disponibilizam os tratamentos na área.
Entre em contato conosco e agende já uma visita para conhecer os benefícios do Liftera!