A busca por tratamentos estéticos é uma constante no mercado da beleza, mesmo em tempo de instabilidade econômica. Para os empreendedores com negócios nessa categoria, a situação é uma faca de dois gumes: há boas oportunidades, mas também muita concorrência.
Felizmente, há um fator que precisa ser considerado e que pode ajudar clínicas de estética a obterem uma atenção especial: a diversidade de procedimentos disponíveis. Para cada ajuda com a autoimagem procurada por clientes, há dezenas de soluções de caráter não invasivo.
Mesmo assim, em um mercado tão competitivo, é difícil saber como sair na frente. Nesse texto nós separamos uma lista com 6 dicas para atrair (e fidelizar) clientes para clínicas de estética, considerando os mais variados aspectos dos procedimentos e atendimento focado.
6 dicas para atrair clientes
Para ter êxito com uma clínica de estética, deve-se considerar o público-alvo acima de qualquer outro elemento, mas sem ignorar todas as nuances dessa relação. Do marketing aos tipos de procedimentos ofertados, o sucesso vem de uma soma de fatores e estratégias.
1 – Defina o seu público-alvo
Engana-se quem pensa que o público que busca por tratamentos estéticos é homogêneo. Embora as mulheres ainda representem a maior parcela desse total, dados publicados pela Valor Econômico mostram que ao menos 15% dos procedimentos são realizados em homens.
Pensando nisso, um bom primeiro passo para atrair clientes é saber quem eles são. A sua clínica oferece procedimentos para homens e mulheres? Se sim, em qual especialidade? Responder essas e outras questões ajuda à elaboração de variadas estratégias de marketing.
2 – Não subestime o poder da comunicação não verbal
No marketing, a comunicação não verbal é tudo aquilo que compõem uma marca e não utiliza palavras para expressar valores. Ao ver a imagem de uma mulher na página inicial de um site de clínica de estética, o visitante automaticamente faz a associação da clínica com mulheres.
É claro que esse é um exemplo bastante simplório, mas é um que ajuda a explicar o poder de expressar o que a sua clínica oferece logo de cara, sem que o cliente precise ler nada. Preocupar-se com esse aspecto é outro ponto na direção da conquista de clientes à clínica.
3 – Ofereça o que há de mais moderno em procedimentos estéticos
A maneira mais eficiente de uma clínica de estética se diferenciar de suas concorrentes é com a oferta de procedimentos com o que há de mais moderno em equipamentos na estética. Considerando o aumento na busca por tratamentos não invasivos, há grande potencial aqui.
A tecnologia Liftera, por exemplo, é o que há de mais moderno em ultrassom microfocado, um tipo de procedimento para rejuvenescimento facial e contra a flacidez. Oferecer esse tipo de ferramenta mostra que a clínica de estética está preocupada em manter-se na vanguarda.
4 – Use o conceito de prova social a seu favor
Mesmo aqueles que nunca ouviram o termo “prova social” com certeza já utilizaram seus princípios como clientes. De maneira bastante simplificada, trata-se da busca pela opinião de outras pessoas antes de comprometer-se com compra de produtos ou contratação de serviço.
Clínicas de estética podem usar isso a seu favor a partir do incentivo para que clientes forneçam feedbacks que ajudem a convencer parte do público-alvo que ainda está incerto. Quando os serviços oferecidos são de qualidade, esse processo ocorre de um jeito natural. Coloque depoimentos dos seus clientes em destaque no site e nas redes sociais da clínica e, sempre que puder, peça avaliações no Google Meu Negócio.
5 – Esteja onde o seu público está
Uma das razões pelas quais a compreensão do público-alvo é importante aparece aqui: se não soubermos quem os clientes em potencial de uma clínica de estética são, como podemos alcançá-los? Felizmente, o trabalho fica mais fácil quando seguimos essa linha de raciocínio.
Para alguns públicos-alvo, o Instagram pode ser a melhor rede para divulgar a sua clínica de estética. Para outros, vale a pena investir no TikTok. A ideia é que investimentos no marketing digital sejam direcionados e considerem as especificidades de cada negócio e procedimentos.
6 – Invista nos espaços online
Falar que negócios precisam ter uma presença digital forte é chover no molhado, mas há um valor especial quando o negócio em questão são as clínicas de estética. Aqueles em busca de tratamentos dessa natureza se interessam por resultados, o que pode ser exibido facilmente em um bom website, redes sociais fortes ou mesmo na página de resultados do Google.
O mesmo vale para os tipos de procedimentos e tecnologias que são oferecido. Se a tecnologia Liftera faz parte da sua clínica de estética, divulgar essa característica atrai quem procura uma alternativa moderna, o que ajuda a alavancar o negócio e aumentar o alcance dos clientes.
O segredo é trabalhar a experiência de cada cliente como única
Cada uma dessas soluções considera as especificidades do negócio: embora sejam diretas, a sua aplicação depende do contexto. Em todos os casos, há a certeza de que a oferta de tratamentos modernos atrai e fideliza clientes que buscam respostas fora do campo cirúrgico.
Também vale destacar a importância de ter um diferencial como negócio, para além do que se oferta em termos práticos. Valores como a empatia, incentivo à busca pela melhoria da autoimagem e segurança nos procedimentos certamente colocam uma clínica em vantagem.
Se você cuida bem dos seus clientes, se entrega os resultados e oferece um atendimento de excelência, certamente sua clínica será cada vez mais conhecida no mercado. O marketing mais efetivo é um cliente feliz, bonito e disposto a indicar os seus serviços – o bom e velho “marketing boca a boca”.
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