O Estresse pode prejudicar a minha pele?

O Estresse pode prejudicar a minha pele?

O Estresse pode prejudicar a minha pele?

O estresse em excesso não só prejudica a sua pele, como pode desencadear uma série de outras reações negativas em seu organismo. É comprovado cientificamente que o estresse aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como o infarto e AVC, além de favorecer o surgimento de problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade.  Além desses, também pode acelera o envelhecimento precoce da pele e agravar o diabetes. Outros pontos de alerta são o sono prejudicado, alteração no apetite e na libido.

E como o excesso de estresse atua diretamente na minha pele?

Quando estamos estressados ou mau humorados, o corpo produz radicais livres de maneira mais acelerada, o que neutraliza as proteínas importantes, como o colágeno, e agiliza o processo de envelhecimento.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico Inflamm Allergy Drug Targets em 2014, a liberação crônica de cortisol, o hormônio do estresse, causa atrofia cutânea, redução do número de fibroblastos e diminuição do colágeno e elastina, fatores associados ao aparecimento de rugas. 

Em matéria da veja, Dra Kédima Nassif, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e tricologista da Associação Brasileira de Restauração Capilar, disse: “Também há uma maior liberação de adrenalina e isso causa menor reparação aos danos ao DNA celular pelo processo de envelhecimento.”

Ainda concluiu que: “Além disso, acredita-se que os telômeros, uma parte dos cromossomos, se encurtam pelo estresse crônico. Esse encurtamento é considerado causador do envelhecimento por reduzir a função das mitocôndria organelas que geram energia para as células, e por aumentar a produção de radicais livres” 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

 E não para por aí, o estresse emocional pode aumentar o aparecimento de acne, e piorar doenças cutâneas como a psoríase, vitiligo e dermatite seborreica. 

Acho que estou sofrendo os efeitos do estresse na minha pele, o que posso fazer?

Em primeiro lugar, procure um médico dermatologista e divida com ele suas aflições e sintomas. É importante descartar qualquer gravidade que o estresse prolongado possa ter desencadeado em seu organismo.

Avalie as possibilidades de tratamentos não invasivos para melhorar a aparência da sua pele, bem como das tecnologias disponíveis para que você consiga atingir seus resultados com conforto e segurança. Você já ouviu falar sobre tratamentos com ultrassom microfocado? Em casos de rejuvenescimento facial e melhora na flacidez é um dos mais indicados.

Liftera é uma excelente opção para seu tratamento, chegou a pouco tempo no Brasil e já é utilizado em grandes clínicas de dermatologia dentro de protocolos e opções de procedimentos estéticos. O grande diferencial dessa tecnologia está em sua caneta aplicadora que consegue alcançar todos os formatos e curvas faciais e corporais, além de contar com disparo digital que possibilita a entrega de energia ideal sem causar riscos ou dor ao paciente.

Já falamos sobre disparo digital aqui no blog, clica aqui e dá uma conferida.

Depois de definido seu tratamento, não esqueça de estabelecer dentro de sua rotina algumas atividades saudáveis e que te agradam, beneficiando assim sua saúde mental e física.

Photo by Marco Testi on Unsplash

Conteúdo relacionado

Conheça Liftera – tecnologia pioneira em tratamentos dermatológicos personalizados para corpo e rosto

Os procedimentos estéticos e dermatológicos não-invasivos são destaques nos consultórios médicos, pois além de indolores, o paciente consegue ver resultados…

Novas tecnologias na área da dermatologia prometem revolucionar os tratamentos estéticos

Tratamentos não invasivos e de rápida recuperação são os mais buscados pelos pacientes Há alguns anos, quando se falava em…

Mitos e verdades sobre o Ultrassom Microfocado

O ultrassom microfocado é um procedimento bastante comum no mundo da dermatologia, mas que ainda gera muitas dúvidas nos pacientes.…

Tratamentos dermatológicos combinados – Como as tecnologias podem auxiliar em ótimos resultados

Beleza e dermatologia andam lado a lado desde sempre. Na busca pela harmonização e simetria do rosto, os procedimentos dermatológicos…